Ortodontia / Alinhamento dentário / Invisalign

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que trata a maloclusão, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais.

O alinhamento e o correcto posicionamento dentário constituem um factor determinante na saúde dos seus dentes e gengiva, com grande impacto na aparência do seu sorriso. O posicionamento incorrecto dos dentes tem uma forte influência na sua durabilidade devido a padrões de desgaste erróneos que podem acelerar a perda de estrutura dentária por desgaste ou fractura.

O facto de os dentes se apresentarem desalinhados impede a sua fácil higienização podendo causar problemas gengivais e dos tecidos de suporte dos dentes (periodontite, recessões gengivais, etc).

A correcção ortodontica torna-se muitas vezes indispensável para corrigir problemas na articulação temporo-mandibular, problemas posturais, cefaleias e dores musculares.

Sabia que um grande número de adultos refere problemas de auto-estima e dificuldade em sorrir abertamente em público ou nas fotografias?

A correcção ortodôntica pode permitir que volte novamente a sorrir com confiança preservando os seus dentes com muita saúde durante largos anos.

Existem vários tipos de aparelhos consoante a maloclusão que se pretende corrigir e a idade do paciente.

A The Oral Lab tem muita experiência no tratamento ortodontico de crianças e adultos oferecendo as técnicas mais inovadoras como o Invisalign, os alinhadores invisíveis que corrigem o posicionamento dos dentes de forma rápida e praticamente imperceptivel.

Outros aparelhos de ortopedia dento-facial, aparelhos fixos metálico e estético e expansões do palato são outros recursos neste tipo de tratamento que se pretende sempre que seja o mais conservador possível.

Cirurgia

Extracções dentárias complexas/ dentes do Siso

Os dentes com indicação para extração poderão implicar uma extração cirúrgica. Pela sua localização perto de estruturas anatómicas vitais como vasos sanguíneos ou nervos ou pela forma ou orientação do dente, a cirurgia pode revestir-se de complexidade.

A forma de minimizar riscos neste tipo de cirurgias é investir tempo no planeamento e na preparação da cirurgia. Parte do planeamento é feito através da análise de exames imagiológicos como a ortopantomografia e a tomografia computadorizada (CBCT), que permite ver em detalhe e tridimensionalmente a relação do dente com as estruturas vitais a preservar.

 

A técnica cirúrgica ponderada e precisa, assim como o cumprimento escrupuloso dos cuidados pós-operatórios aconselhados minimizam os riscos associados.

Os dentes do siso erupcionam tipicamente entre os 17 e 19 anos de idade. Na maioria das vezes não existe espaço suficiente para a sua erupção completa criando inúmeras complicações a medio prazo, como por exemplo inflamações, apinhamento dentario, quistos maxilares, lesões nas raízes adjacentes, etc, tornando-se conveniente a sua extração antes de surgirem as complicações.

Existem claras indicações para a sua remoção:

  • Falta de espaço com erupção incompleta causando episódios de inflamação aguda recorrentes
  • O mau posicionamento podendo comprometer os dentes vizinhos devido ao seu eixo de erupção
  • A impossibilidade de serem restaurados devido ao incorrecto posicionamento e difícil acesso
  • O facto de promoverem o apinhamento dos restantes dentes devido à falta de espaço
  • Este tipo de extrações requerem muita experiência para que a cirurgia seja minimamente invasiva e proporcione o melhor pós-operatório possível.

Na The Oral Lab pode contar com cirurgiões com vasto currículo e muita experiência neste tipo de intervenções e encontrar a confiança e segurança que precisa.

Procedimentos cirúrgicos mais comuns em cirurgia oral:

Remoção de quistos e lesões benignas da cavidade oral

Explantação de implantes

Frenectomias

Regeneração óssea

Elevação do seio maxilar

Periodontologia

A área da medicina dentária que se dedica ao estudo e tratamento das doenças relacionadas com os tecidos de suporte dos dentes é a periodontologia.

As doenças da gengiva e do suporte dos dentes podem levar à perda de um, vários, ou todos os dentes.

Os sinais de alerta mais frequentes são a hemorragia durante a escovagem, a mobilidade dentária, a hipersensibilidade ao frio e a abertura de espaços entre os dentes.

 

Os problemas periodontais podem ainda ser detetados num exame radiográfico de rotina. Além do controlo de fatores sistémicos predisponentes e de hábitos potenciadores e precipitantes da doença, o tratamento é local.

Regra geral, o tratamento consiste numa consulta prévia com a Higienista Oral, uma avaliação periodontal completa, uma fase higiénica com descontaminação dos depósitos de bactérias, uma reavaliação dos resultados obtidos e o tratamento cirúrgico das zonas ainda descontroladas com possível reconstrução dos tecidos periodontais perdidos pela doença.

O aumento prévio dos tecidos moles e o tratamento da sobrecarga sobre alguns dentes poderá fazer parte do tratamento geral.

A gengiva está para o seu sorriso como uma moldura está para um quadro. A gengiva saudável é um componente essencial do sorriso contribuindo de forma significativa para um aspecto jovial e cuidado da sua boca.

Dentes curtos e excesso de gengiva visível (sorriso gengival) são corrigidos por procedimentos periodontais que visam tornar o sorriso mais harmonioso.  Assim como é possível tornar os dentes mais longos também dentes muito longos podem ser corrigidos recobrindo a zona do dente exposta que muitas vezes tem uma aparência inestética e pode gerar sensibilidade dentária.

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral nas crianças e adolescentes. Manter a integridade, a saúde e as funções da primeira dentição até ao período de exfoliação natural constitui um dos objectivos fundamentais da Odontopediatria.

As crianças não são adultos pequenos e por isso, necessitam de uma abordagem específica e adequada quer do ponto de vista técnico quer do ponto de vista comportamental. Saber como comunicar com elas em cada fase do seu desenvolvimento, é o caminho para conseguir efectuar tratamentos que muitas vezes são complexos e desafiantes.

 

Os dentes de leite são muito importantes para a mastigação, fonética e estética, preservando o espaço necessário para um correto desenvolvimento e posicionamento dos dentes definitivos.

Têm ainda uma influência significativa no crescimento das estruturas ósseas que os suportam afectando desta forma todo o desenvolvimento da criança até a vida adulta.

A perda prematura de dentes de leite tem consequência adversas na criança; alterações da estética com consequências na auto-estima, alterações na fala, e ainda desequilíbrios oclusais que só se corrigem com o recurso a aparelhos ortopédicos e/ou ortodônticos.

A prevenção está na nossa primeira linha de intervenção assegurando o crescimento sem problemas numa fase que pode ser determinante para a saúde oral na fase adulta. A prevenção da cárie é mais eficaz do que o seu tratamento e é por isso que a limpeza, aplicação de selantes de fissuras e fluor são procedimentos comuns numa consulta desta especialidade.

O aconselhamento às crianças e aos pais quanto aos hábitos de higiene a implementar em cada idade e aos hábitos alimentares, estabelecendo boas bases para um crescimento com saúde é um complemento fundamental aos procedimentos clínicos necessários.

Nesta consulta será feito um acompanhamento da criança com base no risco que apresenta para as várias doenças da cavidade oral, avaliando o seu desenvolvimento, despistando problemas de forma precoce para que as soluções se tornem mais simples e eficazes.

Na consulta de Odontopediatria tratamos os nossos pacientes num ambiente descontraído, assim a  grande maioria dos tratamentos é efectuado no ambiente de consultório sem ansiedade ou dor.

Há no entanto situações excepcionais, em que por razões de segurança e de complexidade, os tratamentos serão efectuados com recurso a técnicas de anestesia avançadas que são igualmente seguras. Podemos recorrer à sedação consciente ou à anestesia geral de forma a evitar tratamentos traumáticos para a criança.

Estas técnicas são usadas igualmente no tratamento de crianças e adultos com necessidades especiais.

A nossa odontopediatra tem muita experiência no tratamento de pacientes com deficiências sendo docente da Faculdade de Medicina Dentaria . Possui ampla experiência no tratamento em bloco operatório e com anestesia geral tendo também bastante experiência com sedação consciente.

Endodontia

Tratamentos de canais 

É o tratamento que é vulgarmente designado por desvitalização. Consiste na obtenção de um acesso ao interior do dente, de modo a promover a desinfecção e selamento do sistema de canais radiculares. É um tratamento que alivia a dor, o inchaço e trata a infecção de um dente permitindo a sua futura reabilitação em vez da sua extração. 

Ver também: Ampliação e Microscopia e Microcirurgia Endodôntica

Prostodontia

A Prostodontia é a área da medicina dentária que visa reabilitar ou manter a função oral do paciente restaurando a mastigação, estética e a fonética. Os procedimentos restauradores mais comuns são as coroas, facetas ou próteses dentárias sobre dentes ou implantes.

Conheça as nossas medidas de proteção do COVID19