BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA
A Biossegurança em Medicina Dentária consiste no conjunto de medidas que visam minimizar os riscos inerentes ao exercício mesma, protegendo as pessoas (pacientes, profissionais e a população em geral) e o meio ambiente.
A exposição aos agentes biológicos, bacterias, virus, fungos e outros é um dos maiores desafios nesta área de intervenção, e é por isso que as medidas em vigor na clinica The Oral Lab para evitar a infecção cruzada em meio clínico são muito rigorosas. A nossa prioridade é e sempre foi a saúde dos nossos pacientes e profissionais.
Respeitamos integralmente as normas da OMS sobre «precauções universais», utilizando as mesmas medidas de rigorosa protecção para todos os pacientes.
Algumas destas medidas podem ser observadas por si durante a consulta. Outras, como as de esterilização e desinfecção, são efectuadas antes e após cada consulta.
Estas normas incluem:
- Lavagem e defecção das mãos antes e após a consulta
- Utilização de equipamentos de protecção individual adequados ao tipo de tratamento a executar
- Esterilização e desinfecção dos instrumentos após cada utilização
- Limpeza e desinfecção de todas as superfícies e equipamentos do consultório após cada consulta
- Eliminação de agulhas e outros instrumentos cortantes em contentores especiais
- Eliminação apropriada dos lixos e materiais contaminados a cargo de uma empresa especializada.
- Os nossos protocolos de esterilização são rigorosos e incluem a utilização de equipamentos de elevada qualidade como os ultrasons, termodesinfetadora e autoclave Classe B.