Medicina Dentária Minimamente Invasiva

O CONCEITO

A The Oral Lab é uma clínica dedicada à Medicina Dentária Minimamente Invasiva. A nossa filosofia de trabalho é focada na preservação e no respeito pelos tecidos dentários que é transversal a todas as especialidades.

O CONCEITO

MEDICINA DENTÁRIA MINIMAMENTE INVASIVA

Projetar um sorriso é como projetar um espaço. Primeiro, a racionalidade estabelece objetivos. Depois, a criatividade desenha formas. E finalmente, a técnica constrói a obra que se deseja.

Porque é esta a nossa filosofia, a atuação da The Oral Lab é sempre baseada em princípios científicos e artísticos que asseguram aos nossos pacientes excelentes resultados estéticos e de saúde oral. E, apesar de hoje dispormos dos equipamentos e materiais mais avançados na área, tal não é possível sem aquilo que nos torna únicos: uma equipa especializada que todos os dias trabalha para fazer do seu sorriso o mais importante projeto de todos.

Na prática o que significa?
Maior precisão, menor remoção de tecido dentário saudável
Maior longevidade dos seus dentes
Pequenas incisões cirúrgicas
Maior rapidez na execução de procedimentos
Pós-operatórios mais confortáveis e mais curtos
Menor número de complicações
Retorno mais rápido às actividades do dia a dia

AMPLIAÇÃO E MICROSCOPIA

Desde o diagnóstico à execução, os procedimentos dentários exigem um grau de precisão e de habilidade muito particulares. As dimensões da área a intervencionar são muito reduzidas e a minúcia dos procedimentos é cada vez maior quando se pretende que os tratamentos sejam minimamente invasivos.

O microscópio veio redefinir o conceito de visualização pois só vamos conseguir tratar aquilo que conseguimos ver!

A ampliação de até 32 vezes e a dimensão do alvo oferecida pelo nosso microscópio, proporciona uma qualidade de trabalho totalmente diferenciada, possibilitando ao médico ser tão conservador quanto possível, preservando todos os tecidos da cavidade oral incluindo dentes e os seus tecidos de suporte. A ampliação associada a uma iluminação de grande alcance e livre de sombras, traduz-se na qualidade dos tratamentos que executamos.

Ampliação em Endodontia:

Antes da introdução do microscópio óptico as lupas eram os únicos meios de magnificação disponíveis. Embora melhorem a acuidade visual, apresentam inúmeras limitações.

Sem microscópio os tratamentos endodonticos são realizados na obscuridade, tendo como auxiliar no diagnóstico e do tratamento a radiografia, que por sua vez não é tão precisa por mostrar apenas duas dimensões de um objeto tridimensional. Na The Oral Lab temos ainda disponível o CBCT (tomografia computadorizada de feixe cônico), como auxiliar de diagnóstico que torna o tratamento mais seguro, aumentando substancialmente as taxas de sucesso.

Vantagens:

Ampliação até 32 vezes: o microscópio aumenta o campo de visão e permite que o endodontista veja imagens muito detalhadas, melhorando a qualidade do tratamento.

Iluminação otimizada:  o microscópio tem luz própria que melhora a definição da imagem permitindo uma excelente visualização do local a tratar.

Documentação através de imagens da zona intervencionada que permite comunicar ao paciente os detalhes dos tratamento

A alta ampliação é necessária para auxiliar na remoção total da cárie, localização de canais calcificados, detectar microfraturas, auxiliar na remoção de instrumentos fraturados no interior do dente.

O microscópio permite ainda a deteção de canais acessórios, mais estreitos e difíceis ou impossíveis de localizar sem ampliação, permite assim a desinfecção de todo o sistema canalicular melhorando o prognóstico a longo prazo do tratamento endodôntico.

O Microscópio é um equipamento indispensável em certos tratamentos mais diferenciados como : 

Retratamento Endodôntico Não-Cirúrgico : dentes já desvitalizados que necessitam de ser retratados. 

Remoção de Instrumentos Fracturados e de Espigões

Tratamento de Perfurações

Tratamento de Raízes com Ápice Imaturo ( Dentes ainda não totalmente formados).

Ampliação na Reabilitação Oral

Desde o diagnóstico ao tratamento, a precisão dos gestos técnicos determinam uma qualidade de trabalho superior, traduzindo-se na excelência dos resultados. O rigor com que preparamos um dente através de meios mecânicos, a avaliação do seu molde e a comprovação do ajuste nas provas subsequentes são apenas alguns exemplos de como a ampliação afeta o resultado final do tratamento. O pormenor faz toda a diferença no resultado final e é com esse detalhe que trabalhamos na The Oral Lab para lhe proporcionar o tratamento mais conservador e duradoiro que a técnica permite.

Ver também Restaurações Estéticas Adesivas e Facetas em porcelana

Ampliação em Cirurgia

Permite a aplicação dos princípios de microcirurgia praticados ao mais alto nível, entre os quais se destacam a utilização de:

-Ampliação

-Microinstrumentos específicos à técnica

-Microsutura dificilmente visualizada sem ampliação

A  excelente adaptação das feridas cirúrgicas com microsuturas e a grande ampliação evita o aparecimento de cicatrizes, melhora de forma substancial o pós-operatório e acelera todo o processo de cicatrização.

A  ampliação permite ainda a execução de técnicas minuciosas de manipulação de gengiva e outros tecidos com toda a precisão que estas técnicas exigem. Tudo isto porque praticamos uma medicina dentária que se rege por padrões de exigência muito elevados, sempre com base nas técnicas mais actuais  e no rigor da evidencia clínica e científica.

Ver também

Microcirurgia Plástica Gengival,  Regeneração Óssea Guiadae , Elevação do seio maxilar, Implantes Imediatos/ Preservação Alveolar, Cirurgia de implantes Minimamente Invasiva

DIGITAL SMILE DESIGN (DSD)

A excelência de um sorriso estético e funcional não é obtida por um mero acaso. O design do sorriso deve ter em conta a personalidade e características físicas e psicológicas de cada um em particular. Estes resultados de excelência só poderão ser obtidos de forma sistemática e consistente através da implementação de um conjunto de procedimentos de diagnóstico, planeamento, comunicação, execução e manutenção.

O Desenho Digital do Sorriso é um importante auxiliar ao plano de tratamento que usa a comunicação visual, através um protocolo de imagens e vídeos e de técnicas digitais para desenhar o seu sorriso. Desta forma consegue pré-visualizar as alterações propostas as quais poderão depois ser analisadas e testadas clinicamente, antes de o tratamento ser executado. O facto do tratamento poder ser visualizado e aprovado antes da sua execução oferece a segurança e motivação de que necessita.
O DSD envolve o paciente no processo de decisão de construir o seu sorriso, ao partilhar os seus desejos, objectivos e expectativas o resultado final é uma combinação entre estes e aquilo que a ciência, tecnologia e experiência clínica podem oferecer.

RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS ADESIVAS

A técnica adesiva promove a adesão de alguns materiais estéticos à estrutura dentária permitindo através da utilização de materiais como o compósito e a cerâmica a execução de restaurações com um aspecto natural que se confundem com o próprio dente.

É uma técnica sensível e meticulosa exigindo tempo e cuidados particulares na sua execução. É aplicada nos casos de tratamentos de cáries, fracturas, reparação de restaurações ou alterações estéticas na cor e forma dos dentes, assim como na colagem de varias estruturas protéticas.
Na The Oral Lab as restaurações adesivas em compósito são executados no âmbito da nossa filosofia de trabalho rigorosa, ultraconservadora e com recurso à ampliação, preservando sempre o máximo de estrutura do seu dente criando restaurações imperceptíveis e duradoiras.

Objectivo principais das restaurações com recurso à técnica adesiva:
Restauração da integridade estética, estrutural e biomecânica do dente
Utilização de materiais compatíveis com o dente natural a nível mecânico, biológico e estético
Manutenção da vitalidade do dente, máxima conservação dos tecidos dentários

Os materiais restauradores sofreram uma grande evolução nos últimos anos, nas suas características estéticas assim como na sua durabilidade. A The Oral Lab trabalha com os melhores materiais clinicamente comprovados ao longo dos anos e que lhe proporcionam os melhores resultados nas mãos dos nossos clínicos experientes.

FACETAS EM PORCELANA

São lâminas muito finas em cerâmica que coladas de forma duradoura à superfície do esmalte permitem alterar a forma, cor e posição dos dentes, reforçando-os simultaneamente.
São restaurações muito fiáveis e resistentes que podem alterar de forma substancial a imagem de um sorriso.

Factos científicos:
1-As facetas em cerâmica restauram o comportamento mecânico do dente íntegro.
2-Quando um material mais flexível do que o esmalte (compósito) o substitui, a coroa não recupera a sua resistência original
3-A cerâmica é considerada o material de eleição para simular o comportamento do esmalte e restituir a resistência original ao dente restaurado. Esteticamente é também o material que melhor simula o comportamento ótico do esmalte.

Indicações Clínicas:
Descoloração com ausência de resposta ao branqueamento
Dentes conóides ou com formas anómalas
Encerramento de espaços e triângulos negros entre os dentes
Rejuvenecimento do sorriso alterando a forma e a cor dos dentes

As facetas apresentam-se como uma alternativa mais conservadora do que a colocação de coroas e o seu aspecto natural é sem dúvida uma das suas características principais.
Esta técnica constitui uma vantagem para quem gostaria de obter resultados rápidos com grande impacto na sua aparência. Após o planeamento, o resultado é alcançado em apenas 2 consultas e é totalmente indolor.
Não necessitam de cuidados especiais para além dos cuidados básicos de higiene oral.

Na The Oral Lab executamos este trabalho com recurso à ampliação o que nos permite ser muito conservadores na abordagem e obter um excelente rigor no ajuste. Ao sermos mais conservadores e removermos o mínimo de estrutura dentária íntegra estamos a melhorar as características mecânicas dos dentes ao mesmo tempo que melhoramos a estética e garantimos a longevidade.
Trabalhamos com técnicos laboratoriais de grande qualidade e com experiência de
largos anos a executar esta técnica em diversos tipos de cerâmica.
A The Oral Lab tem mais de 20 anos de experiência na execução de facetas, os resultados que obtemos são fruto de um diagnóstico preciso, de um planeamento cuidado e de uma execução irrepreensível.

INVISALIGN / ALINHADORES INVISÍVEIS

A Invisalign é a marca premium de alinhadores removíveis praticamente invisíveis que permitem executar a correcção ortodontica dos casos mais simples aos mais complexos.

Com o planeamento digital, o paciente consegue obter uma previsão do resultado final e visualizar todas as etapas do seu tratamento com uma previsão bastante segura da duração do mesmo. Com esta técnica a duração do tratamento é normalmente mais curta do que com os aparelhos tradicionais. O aparelho deverá ser usado 20 a 22 horas por dia, com a vantagem de poder ser removido para que a higiene oral seja realizada sem obstáculos como os brackets dos aparelhos fixos. É um aparelho flexível, transparente que se torna muito cómodo de utilizar sem o inibir de sorrir ou de falar.

Na The Oral Lab tempos ampla experiência no tratamento com Invisalign tendo sido o nosso ortodontista um dos pioneiros na utilização desta técnica.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Na The oral Lab recorremos sempre que possível a técnicas de branqueamento para rejuvenecimento do sorriso ou alterações isoladas da cor. No entanto existe uma pequena % de dentes que não reagem ao branqueamento exigindo outro tipo de abordagem.

O branqueamento dentário não prejudica a estrutura dos seus dentes sendo considerada a técnica mais conservadora para alteração da cor dos dentes pelo facto de não ser feito qualquer desgaste ao dente.

Sabia que a cor é um parâmetro determinante na aparência de um sorriso jovem e atraente?
A cor e o comprimento dos dentes são muito importantes na aparência do sorriso.

Temos hoje disponíveis técnicas muito eficazes e duradouras para a remoção das pigmentações indesejadas da superfície e estrutura interna dos dentes. Alterações de cor devido ao envelhecimento, tabaco, consumo de café, chá e vinho tinto são passíveis de ser eliminadas através do branqueamento.

Os produtos de venda ao público não possuem as concentrações necessárias para um branqueamento seguro e eficaz.

A nossa técnica “in Office” permite através do uso de produtos específicos a obtenção de resultados rápidos, seguros e fiáveis. Como alternativa poderá fazer o branqueamento em casa com a utilização de uma moldeira desenhada para os seu dentes sempre com a supervisão do seu dentista, porque a segurança é sempre a nossa prioridade.

A The Oral Lab tem a solução para os casos de dentes isolados que se apresentam descolorados por terem sofrido algum tipo de traumatismo ou por terem sido desvitalizados. Estes dentes são susceptíveis de serem branqueados de forma eficaz e duradoira e o tratamento restaurador deverá ser planeado correctamente para que tenham um bom prognóstico a medio/longo prazo.

REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA

As técnicas de regeneração óssea são técnicas altamente seguras e previsíveis.
A sua necessidade, na quase totalidade dos casos, é detetada antes da cirurgia de implantes através da análise do exame imagiológico tridimensional dos maxilares e do planeamento individualizado.

Após a extração dentária, o osso subjacente sofre um processo de reabsorção fisiológica ao longo do tempo e a gengiva acompanha esta perda. Portanto, quanto mais tempo passa depois da extração, maior a probabilidade de existir uma disponibilidade óssea ideal insuficiente para a reabilitação com implantes dentários.

Em zonas cujos dentes foram perdidos há muito tempo ou por infeção ou trauma, poderá existir a necessidade de abrir mão de procedimentos de regeneração óssea.
Esta técnica utiliza um material similar ao osso humano que induz o crescimento ósseo e uma membrana de colagénio estabilizada que separa o osso da gengiva permitindo que ambos se formem de forma diferenciada.

FUNÇÃO OU ESTÉTICA IMEDIATA EM IMPLANTES

Esta técnica consiste na colocação de dentes em acrílico provisórios, fixos ao implante no mesmo dia da sua colocação, devolvendo de imediato ao paciente a estética e o conforto. A The Oral Lab opta sempre que possível pela colocação de dentes imediatos sobre os implantes, mas as particularidades de cada caso é que ditam se esta solução é viável, sendo a modalidade de reabilitação escolhida de acordo com o planeamento individual de cada caso.

CIRURGIA DE IMPLANTES MINIMAMENTE INVASIVA

A colocação de um implante obedece a critérios muito rigorosos no que diz respeito à técnica e à posição tridimensional do implante.
Na The oral Lab as cirurgias são planeadas com base nas imagens do exame tridimensional (CBCT) das estruturas ósseas do paciente, simulando através de um software de planeamento digital a colocação dos implantes na posição desejada. Deste planeamento resulta a possibilidade de executar guias cirúrgicas que auxiliam o cirurgião no correcto posicionamento do implante durante a cirurgia.

A utilização de guias cirúrgicas torna todo este processo mais preciso, conservador e determinante nos resultados que se atingem. Sem margem para erro, o cirurgião é guiado na colocação do implante tornando a cirurgia mais rápida e segura, de acordo com o resultado pretendido e com o planeamento prévio, proporcionando simultaneamente muito mais conforto no pós operatório.

Em alguns casos a cirurgia poderá ser executada através de uma pequena janela na gengiva, sem recurso a suturas.

Este tipo de técnicas permitem-nos reduzir tanto os tempos de consulta como o tempo de recuperação, minimizando ao máximo as complicações pós-operatórias, melhorando o conforto e os resultados.

MICROCIRURGIA PLÁSTICA GENGIVAL

As técnicas de microcirurgia plástica oral ou periodontal são técnicas que permitem a melhoria da disponibilidade de tecidos moles (gengiva) e/ou duros (osso) à volta de dentes ou implantes, com ganhos estéticos e funcionais.

Além da sua função estética, a gengiva tem um papel de proteção quer de dentes quer de implantes, sendo um tecido importante para garantir a longevidade dos seus dentes e/ou implantes.
A falta de gengiva poderá levar a dificuldades de higienização, inflamação recorrente, infeções e, em última análise a perda de dentes ou implantes.
A gengiva pode ser aumentada com recurso a várias técnicas microcirurgicas.

A recessão gengival (“raízes expostas”) consiste na migração da gengiva circunjacente ao dente, com consequente exposição da superfície das raízes ao meio oral. Estas superfícies expostas causam não só um comprometimento estético, maior propensão à cárie da raíz e desgaste do dente como também desconforto devido à hipersensibilidade dentinária, tipicamente descrita como dor na ingestão de alimentos frios ou no contacto com ar frio, que geram.

A realização de procedimentos cirúrgicos que visem a resolução desta condição – recobrimentos radiculares – torna-se imprescindível nestes casos, procedimentos esses cujo sucesso é hoje em dia muito previsível.

As recessões gengivais são atualmente uma das complicações associadas ao tratamento ortodôntico, já que o tratamento pode implicar uma expansão da arcada dentária e o deslocamento dos dentes para fora da sua posição natural. Nesse tipo de situações, torna-se necessária a correcção de recessões gengivais previamente ao tratamento ortodôntico.

A The Oral Lab tem ao seu dispor todas estas técnicas as quais pela sua natureza sensível e delicada, exigem muito rigor, experiência e know-how.

Este tipo de técnicas microcirurgicas devem ser realizadas apenas por especialistas experientes, com formação específica, pois a ampla curva de aprendizagem com anos de evolução é determinante nas taxas de sucesso que se obtêm.

Ver também Ampliação em cirurgia

MICROCIRURGIA ENDODÔNTICA

As técnicas e materiais desenvolvidos nas últimas décadas têm permitido a manutenção de dentes que antes estariam condenados à extracção.

A repetição do tratamento endodôntico não realizado em condições ideais, que pode ser feita por via cirúrgica ou não cirúrgica, representa uma opção terapêutica com elevada taxa de sucesso quando realizada nas condições ideais.

O tratamento endodôntico cirúrgico apresenta uma taxa de êxito muito elevada.
O conhecimento e a aplicação das técnicas micro cirúrgicas mais adequadas a cada situação e a correcta visualização do sistema de canais e suas variações anatómicas são determinantes para a manutenção do máximo de estrutura dentária saudável e eliminação de todos os focos inflamatórios e/ou infecciosos.
A The Oral Lab tem o know how e a experiência necessárias para a realização destas intervenções que requerem o indispensável recurso à microscópia e formação especializada.

Ver também ampliação em endodontia no topo da página.

IMPLANTES IMEDIATOS/ PRESERVAÇÃO ALVEOLAR

Esta técnica tem como objectivo manter as dimensões ósseas e gengivais após a extracção dentária.

A perda precoce de um dente origina um processo de remodelação com perda de tecido ósseo e gengival. Logo durante os primeiros 3 meses após a extração dentária, as zonas de colapso são claramente visíveis originando defeitos esteticamente indesejáveis e quanto maior o tempo decorrido maior será a dimensão do defeito.

A forma como a extração do dente é executada, mais ou menos traumática, mais ou menos conservadora, influencia a quantidade de osso e gengiva que vão desaparecer à posteriori. Quanto mais conservadora e atraumática for a extração menor vai ser o defeito pós-extracional e melhor vai ser o pós-operatório.

A colocação imediata de implante no mesmo acto clínico da extração de um dente sem viabilidade é uma técnica comum com décadas de validação clínica e científica que apresenta inúmeras vantagens. Na The Oral Lab esta opção vem sempre em primeiro lugar quando um dente a extrair é candidato a ser substituído por um implante. No entanto nem sempre é possível colocar o implante no mesmo acto clinico e a preservação alvéolar surge como técnica alternativa para que as perdas óssea e gengival sejam minimizadas, permitindo que dentro de alguns meses o implante possa ser colocado na posição que se pretende nas melhores condições anatómicas.

ELEVAÇÃO DO SEIO MAXILAR ATRAUMÁTICA

Esta técnica permite a colocação de implantes nas zonas posteriores do maxilar superior quando a disponibilidade óssea é insuficiente devido à presença do seio maxilar.

Na The Oral Lab executamos esta técnica sempre que possível de forma não invasiva com recurso a ferramentas especificas que permitem a colocação de implantes com a elevação traumática (não cirurgica) do seio maxilar.

GUIDED BIOFILM THERAPY (TM)

As técnicas convencionais de higiene Oral incluem a remoção de tártaro com destartarizador e raspagem manual, as quais podem ser dolorosas e invasivas, muitas vezes riscando as superfícies dentárias, dos implantes e das restaurações. A finalização é feita com um polimento generalizado que não atinge as zonas infragengivais agredindo muitas vezes os tecidos dentários e gengivais.

A The Oral Lab implementou um protocolo de controlo de placa sistemático na prevenção e manutenção de dentes naturais e implantes com o recurso a tecnologia de ponta baseada na evidencia científica.  

Este procedimento torna a limpeza minimamente invasiva pois o profissional é guiado pela coloração da placa bacteriana, com instrumentação apenas das zonas necessárias, poupando todas as outras superfícies. É um procedimento extremamente seguro e eficaz, muito suave para os dentes, gengivas, implantes e outras restaurações ou próteses dentárias.
O protocolo consiste na aplicação de um corante o qual torna visível toda a placa bacteriana e tártaro a ser removido pelo Airflow e pelo Perioflow nas zonas supra e infra gengivais. Quando necessário a remoção é completada com o Piezon PS, ultra-sons suave que não causa dor e opera com água à temperatura do seu corpo para que a sensibilidade seja minimizada durante todo o procedimento. Tudo a pensar no conforto dos nossos pacientes.

Scroll to Top